Pesquisar na Web

Pesquisa Personalizada
Diretório de Blogs

16 abril, 2011

CAMPANHA "VAMOS FALAR CORRETAMENTE"

Desde os primórdios da informática ele reina soberano, sem jamais ser ameaçado por qualquer outro símbolo que com ele pudesse competir, para a sua finalidade. E que finalidade é essa? Simples: unir um nome de pessoa (usuário) ao nome de uma máquina (servidor), a fim de identificar e localizar uma conta de correio eletrônico na rede mundial de computadores (internet).
Este símbolo foi proposto, pela primeira vez, pelo programador Ray Tomlinson, funcionário da Bolt Beranek and Newman (BBN), empresa contratada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em 1968, para implantar a ARPANET - desenvolvida pela agência Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency - Agência de Pesquisas e Projetos Avançados), em 1969, cujo objetivo era interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. Esta rede teve o seu berço dentro do Pentágono e foi batizada com o nome de ARPANet.
Após este preâmbulo, resta saber por que este símbolo foi utilizado e não outro. O símbolo tipográfico @, em inglês, lê-se AT, que, na língua corrente, quer dizer EM, NO. Assim, a intenção do programador que introduziu o seu uso no sistema de mensagens eletrônicas era identificar um usuário e localizá-lo na rede, informando de que computador estava partindo a mensagem enviada e para que computador deveria ser enviada a resposta, e para quem.
Exemplo: pessoa AT (@) servidor --> ente.maldito AT gmail, ou seja, o usuário ente.maldito NO servidor gmail.
Por isso, o símbolo tipográfico @ deve ser chamado, em informática, AT e não ARROBA.
Arroba é uma unidade de medida de massa ou volume. Atualmente, no Brasil, ela equivale a 15Kg (de boi, por exemplo). A continuarmos dizendo fulano arroba gmail, por exemplo, vamos estar dizendo: fulano quinze quilos (de boi) gmail, e não fulano NO (AT) gmail, ou, mais detalhadamente, usuário fulano no servidor gmail - atualmente é: usuário fulano quinze quilos (de boi) servidor gmail, o que não quer dizer nada. Conseguiram perceber a sutileza?
Há, ainda, o agravante de que é só no Brasil que se chama o AT de Arroba. Se tu estás falando com alguém do Uruguai, por exemplo, ou da Argentina, e diz: meu e-mail é fulano arroba gmail, a pessoa vai ficar boiando, sem entender nada do que estás dizendo. Vai pensar que estás maluco - "Brasileiro é tudo meio doido, mesmo." - misturando nome de usuário, nome de servidor com unidade de medida.
Por outro lado, se disseres AT, serás entendido perfeitamente - e isso vale para TODO O MUNDO!
Assim, estou iniciando esta campanha:

Chega de 15 quilos de boi! Este símbolo @ é AT.

E tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer um pode comentar, inclusive pessoas ou outros animais. No entanto, por favor, não poste comentários com conteúdo ofensivo a alguém em particular ou a alguém em geral. Brigado.

Plubin Artigos Relacionados para WordPress, Blogger...